terça-feira, 2 de abril de 2013

Foz do Iguaçu Brasil e triplice fronteira

Bom dia, Pessoal, espero que a páscoa de vocês tenha sido tão boa quanto a minha, eu não viajei, porque esta data para mim é santa, então me reservo para pensar em como ser uma pessoa melhor.

  • Foz Do Iguaçu

Hoje vou falar de uma viagem que fizemos a um tempinho, Foz do Iguaçu é um destino barato, cheio de encantos e belezas naturais, sem contar com a facilidade de em minutos poder atravessar a fronteira e passar para outro país, já que a cidade faz fronteira com a Argentina e com o Paraguai.
Essa viagem foi meio na loucura mesmo, fomos numa sexta-feira a noite e voltamos num domingo, a correria foi porque estavam para expirar umas milhas de viagens, e se não comprassemos as passagens logo, perderiamos o benefício. O nosso voo saiu bem tarde chegamos em Foz por volta de 2 da manhã, mas ainda encontramos pique para aproveitar o sábado, claro que eu gostaria de ter mais tempo por lá, já que não fizemos todos os passeios.
As cataratas são um espetáculo da natureza, fomos em Agosto o rio Iguaçu estava cheio e as cataratas desenhavam lindos véus, a coisa mais linda de se ver, sem contar os arco-íres que se formam pela luz do sol  reflatindo nas gotículas de água.
Em cerca de 225 mil hectares de florestas, o Parque Nacional do Iguaçu encerra uma das reservas ecológicas mais belas do planeta, sendo reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
 Além das Cataratas e da vegetação exuberante, o Parque protege mais de 340 espécies de aves. O Parque dispõe de trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero, eu queria muito fazer  esse passeio, mas não tivemos tempo para isso.
A cidade possui um amplo parque hoteleiro, sistema de transporte público e gastronomia.
Locamos um carro para nos locomovermos pela cidade, mas há ônibus que vão para todas as partes, além dos taxis que também não saem caros, porque é tudo muito perto.
  • Parque das Aves

No domingo, como nosso voo saia as 15:00 fomos ao parque das aves, confesso que eu sou completamente urbanóide, acho tudo lindo, mas tenho medo de tudo o que voa. (rs).
O parque é lindo, com muitos, flamingos, tucanos, papagaios, e muitas outras espécies de pássaros, é possível entrar nas gaiolas gigantes e interagir com os bichinhos, para quem gosta é um prato cheio.

 

     

  • Argentina

Logo depois da fronteira há uma loja do Free Shop, com preços bem bacaninhas, acabamos nos entretendo tanto, na loja que nem conhecemos a cidade, que nos foi muito bem recomendada para Jantar ou jogar num dos cassinos, mas como estavamos muito cansados decidimos não voltar a noite e jantamos em Foz mesmo.
  • Ciudad Del Leste

Tenho que dar o braço a torcer, fui eu quem insistiu muito para irmos ao Paraguai, porque uma amiga minha me indicou uma loja chamada Monalisa, que vende produtos originais com preço melhor que o free shop. Meu marido não fazia questão nenhuma de ir, mas eu...
Enfim, lá fomos nós, totalmente inocentes, com o carro locado e com placa de Foz, me assustei com a fronteira, que é completamente diferente da Argentina, gente, que medo, muito trânsito, muita gente á pé, muita gente puxando caixas de cigarros pelos buracos que há nas cercas das pontes.
Conseguimos atravessar a fronteira, mas a cidade era muito, mas muito desordenada mesmo,  no meio do trânsito caótico, muitas crianças vendiam de tudo e gritavam palavras que não conseguiamos entender. Ficamos uns 40 minutos naquela loucura, não conseguimos estacionar, então decidimos dar meia volta e ir embora, mas não foi tão simples assim. Quando pegávamos o retorno para tomar a ponte no sentido do Brasil, os guardas de trânsito nos obrigavam a voltar, e ficamos um bom tempo a andar em círculos, até que resolvemos ouvir o que uma criança gritava fora do carro, ela dizia: tienes que comprar los guardas, aí tudo ficou claro, tivemos que pagar R$ 25,00 para o guarda e R$ 10,00 para o garoto.
Moral da história, nunca vá ao Paraguai com um carro com placa do Brasil, eles " tiram o coro mesmo", Pagamos 35,00 apenas para sair da cidade. Não compramos nada, perdemos nosso precioso tempo rodando em círculos e ficamos extremamente frustrados.
Depois é que ficamos sabendo que as pessoas vão de ônibus, taxi e até motos e entram e saem sem maiores problemas.


  • Documentos para Alfândega 

 Para cruzar as fronteiras é necessário RG ou passaporte, mas atenção se o seu documento foi expedido quando era criança, ou se estiver rasuras, ou rasgos providencie um novo documento, caso contrário corre o risco de não poder entrar nos países.

Foz do Iguaçu

 
Foz do Iguaçu

 

Adicionar legenda

Cataratas do Iguaçu

 
Cataratas

 
Cataratas do Iguaçu

 
Adicionar legenda

Flamingos, Parque das aves

 
Tucano parque das aves


4 comentários:

  1. Sirléia, realmente as cataratas são um espetáculo natural. Vendo estas fotos eu me lembrei das duas oportunidades em que estive por lá. O interessante é que em uma destas visitas as águas das cataratas estavam barrentas.Bem diferente! Foi surpreendente. O interessante é que nem as águas barrentas diminuíram a beleza das cataratas. O lugar é muito bonito, sim! Outra coisa! Estou começando a suspeitar da sua formação em publicidade! Acho que você é formada em turismo e ainda está fazendo mestrado com estas viagens! Sirléia, tudo de bom! Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Leandro, Foz é linda demais, e a tonalidade das águas mudam mesmo de acordo com as chuvas, eu dei sorte de ir em agosto e ainda haver muita água, foi necessário capa de chuva para ir até o meio da ponte, a experiência é demais.
      Eu estou começando essa história de blog, comecei em Janeiro, tive tantas dúvidas ao montar minha viagem pra Italia e Suiça, e alguns blogs me ajudaram bastante, então pensei em fazer o mesmo, não viajo tanto assim, mas vou contando um pouco de cada lugar visitado.
      Publicidade realmente não foi uma boa escolha pra mim, nunca atuei na área, mas o importante é ser feliz não é?
      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Boa tarde Sirléia, você acredita, ainda não fui em Foz apesar de ser uma viagem barata.Adorei a postagem, me deu mais vontade de ir conhecer.
    bjs
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Li, você precisa conhecer, é uma delícia, é difícil acreditar no que os olhos veem, estar lá traz paz e a certeza de que Deus existe.
      Se você tiver coragem, faça os passeios de barco que pasam por baixo das cataratas, como eu não sei nadar eu nem me arrisquei. rs
      Obrigada pelo carinho.

      Excluir