terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Reveillon em Veneza

Bom dia, eu procurei muito na internet algumas dicas de lugares para passar o Réveillon em Veneza e não encontrei muitas referências, então fomos pensando em passar a virada do ano no hotel mesmo.
Como ficamos extremamente encantados com Veneza durante o dia, ficamos muito tentados a voltar para o Show da virada, já que quando fomos para o hotel, as pessoas já estavam chegando para a festa. Por nossa sorte a Guia ofereceu transporte para quem quisesse voltar a noite.
Quando chegamos de volta, encontramos tudo muito cheio, mas as pessoas eram tão educadas que ninguém sequer esbarrou em nós, além de educadas as pessoas também são bem contidas em suas comemorações, a música que vinha da Piazza San Marco, só podia ser ouvida se fossemos até lá.
O palco preparado para a virada era bem pequenino e tinha uma bela máscara furta cor, que é o símbolo da cidade.
Aliás achei muito legal o fato de as pessoas usarem máscaras no réveillon, tinham algumas que se fantasiaram mesmo, isso deu ainda mais glamour a festa.
A expectativa era grande, já que disseram que a queima de fogos era um verdadeiro espetáculo e seguindo a dica da guia, ficamos bem perto da orla, que é de onde se tem a melhor visão da queima, já que ela ocorre nos barcos.
 
GENTE, que decepção a minha, quando o relógio apontou meia noite, a maioria fazia silêncio, exceto um grupo de imigrantes de Bangladesh e meia duzia de pessoas acho que inglesas, que fizeram a contagem regressiva e se cumprimentaram. Nesse momento, apenas um "jatinho" de fogos saiu, acredito até que tenham sido soltos pelos imigrantes.
Ficamos chocados, falei pro meu marido: não acredito que estamos aqui nesse frio, para ver isso. Mas ele foi persistente, e observou que as pessoas não arredavam o pé do lugar.
Quando era meia noite e quinze, começou uma linda queima de fogos, ai sim, ficamos felizes. rs
Claro que nada se comparado as queimas feitas aqui no Brasil.
 
Mas foi uma experiência única e inesquecível.
 

Dicas:

  • Use roupas e confortáveis e quentes, abuse dos acessórios, cachecol, gorros, luvas e aqueça bem os pés para não virarem picolés, quando fomos fazia  -2ºGraus, e umas meninas que estavam hospedadas no mesmo hotel que nós vestiam apenas uma meia calça fina, vestido curtíssimos, um salto agulha e um casaco, adivinha? elas estavam roxas de frio.
  • Coloque uma bota ou sapato sem salto, ou se não abre mão de jeito nenhum, coloque um salto mais grossinho, a menos que queira torcer o pé, o piso é feito com pedras e o salto pode enganchar nelas.
  • O melhor lugar para ver a queima é perto da orla, e claro que você não vai ser o único a saber disso, então chegue mais ou menos meia hora antes e fique no lugar, se não...
  • Impotantíssimo, vá ao banheiro antes de sair do hotel.
  • Jante também no hotel, já que nenhum restaurante ou lanchonete abre para a virada.




20 comentários:

  1. Passarei a virada de 2014 em Veneza também..
    Espero que eu goste, também não estou encontrando referências...
    gostei do poste foi de grande valia.

    Att,
    Roberto Gazola

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberto, você vai amar o Reveillon de Veneza, é uma experiência única, claro a comemoração deles é muito diferente da nossa, a princípio estranhamos um pouco, pois a queima de fogos não foi feita a meia noite como é nosso costume, somente a meia noite e quinze é que começou o show de fogos, mas valeu muito, a sensação de estar lá é indescritível. boa viagem se precisar de mais dicas estou a disposição sirleia_brad@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Iremos em dois casais para passar este fim de ano em Veneza,confeso que já estava meio desanimado, más seu post veio na hora certa.

    Obrigado.

    Moises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moises, não se desanime, a experiência é incrível e única, certamente quero repetir algum dia, vale muito a pena.
      Minha dica é: planejem muito bem como vocês farão para chegar em Veneza para a virada, já que os vaporettos ficam extremamente lotados, o ideal é comprar os bilhetes com antecedência, caso não vá se hospedar em Veneza mesmo.
      Se precisar de mais dicas estou a disposição em Sirleia_brad@htmail.com

      Excluir
  4. Ola,

    Passaremos tambem o reveillon em Veneza. Vamos em familia, eu e meu marido, nossos 4 filhos e as 2 vós.
    Temos um amigo italiano que nos esta colocando muitos contras. Disse q não se come essa noite, que os poucos restaurantes abertos, cobram ate 300 euros por pessoa. Que tudo eh cheio demais.
    E que a tipica quebradeira de louças, ou o beijo em grupo... tradicões da região, jah nem se passam por la.
    Em um outro post, tinha um comentario sobre a virada tradicional das ruas, com o lançamento de pratos , cruzeiros pelos canais, e muita festividade pelas 2 praças.

    Ojala tenhamos sorte quanto as expectativas, pois a viagem toda foi planificada pra Natal em Praga e Reveillon em Veneza.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Karine.

    Seu amigo tem razão em alguns aspectos, se você pretende ir comemorar a virada na Piazza San Marco, realmente nenhum restaurante fica aberto, o ideal é jantar no hotel mesmo antes de ir.
    Realmente na praça não vi nada de quebradeira de louças nem o beijaço, o que observei é que ao findar a queima de fogos as pessoas saiam rapidamente rumo aos vaporettos, para voltar aos seus hotéis, não é uma festa que dure toda a noite não.
    Entretanto, acho que é impossível não gostar, é mágico, é lindo, o clima é de paz, e se você vai com a família não tem erro, programem-se direitinho, leve o champagne, uma máscara e divirtam-se.
    Ah, se possível, compartilhe conosco suas experiências para que possamos ajudar outros viajantes.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou planeando ir passa o reveillon por lá, se houver mais dicas de festas fechadas, por favor deixem aqui as suas dicas.Pela quantidade de brasileiros aqui podemos organizar de nos encontrar, boa oportunidade de fazermos novas amizades..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Também irei passar o ano novo em Veneza, e achei muito interessante a sugestão de juntar um grupo de brasileiros rs. Gostaria muito de fazer parte....

      Excluir
  7. Que ótima idéia Fernanda, quem se interessar de formar um grupo de brasileiros para se encontrarem em Veneza deixem seus e-mails, aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sirleia. Segue meu email para contatos sobre grupos carlajatahy@bol.com.br

      Excluir
    2. Pessoal, se desejarem anotem o e-mail da Carla, para que combinem de se encontrarem por lá, tenho certeza que a comemoração na virada será muito mais alegre. rs já que a comemoração doa Italianos é bem, mas bem contida mesmo.
      Ah, por favor, compartilhem conosco suas experiências quando voltarem, para que assim, possamos ajudar mais viajantes.

      Excluir
    3. Oi, pessoal. Até o momento somente um casal encontrou em contato comigo para tentarmos juntar o grupo pro reveillon em Veneza. Por favor, quem realmente estiver interessado deixe o email aqui, ou entre em contato. Acho que será muito legal! Abraços, Carla.

      Excluir
  8. Estarei em Mestre hospedado. Vc sabe se existe transporte para lá depois? Valeu o Post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não utilizei o transporte lá em Mestre, mas me lembro bem que a guia informou os números dos ônibus para quem preferisse ir sozinho para passar o réveillon na ilha.
      Sugiro que você se informe logo que chegar lá, e faça a compra dos bilhetes dos vaporettos com antecedência, para ter um passeio mais calmo e confortável.

      Excluir
  9. Olá, passarei a virada deste ano em Veneza, muito obrigado pelo posto, adorei de verdade. Estou esperando que goste, afinal, estará apenas eu e minha namorada e estou contando com algo emocionante.
    Muito obrigado pelas fotos, são maravilhosas!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís Felipe, fico feliz que gostou do post, minha intenção mesmo é de ajudar, tenho certeza que vocês vão adorar, é encantador e inesquecível, se puder na volta, compartilhe conosco suas dicas e fotos, para que possamos ajudar mais pessoas. Ótima viagem.

      Excluir
  10. Ainda não consegui hospedagem... quem tiver uma dica legal me passa.. estaremos em 3 brasileiros bem barulhentos kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maricelia, eu me hospedei no Novotel em Mestre, que fica bem próximo a ilha, mas se quiser mais opções sugiro que consulte o Trip Advisor, lá você encontrará avaliações de viajantes, é bem confiável.

      Excluir
  11. Boa Tarde.
    Acabei de ler o post de voces, e por alguma razao me desanimou. rs.
    Estou indo amanha, dia 21/12 pra roma, onde irei passar o natal com minha familia, e depois iremos a milao e passaremos o reveillon em veneza. Tenho 25 anos, e, nao que eu va muito em baladas, mas saber que é tudo muito "quieto e contido", me desanima. Voce nao tem nenhuma dica de algum lugar mais "animado"? nem que seja pra ir depois dos fogos?! segue meu email para contato: viniciusgobato@hotmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Gente, tbm pasarei reveillon em Veneza, eu e mais 8 cearenses barulhentos.
    Quem quiser entrar em conctato, manda um email para: natanaelfeitosa@hotmail.com.

    VLW !

    ResponderExcluir