quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Viajar por conta própria

A segunda etapa de nossa viagem foi para a Suíça, e decidimos que esta faríamos sem a ajuda de nenhuma agência, nós escolhemos os hotéis Ibis, tanto pelo custo benefício quanto pela confiança que depositamos na rede Accor.
Ainda na Itália compramos os bilhetes de trem que sai de Milão para Lucerna, decidimos ficar 3 dias nesta cidade e 3 dias em Berna capital da Suíça.
A escolha dos destinos foi feita meio que as escuras, pesquisamos em alguns blogs e buscamos informações com um amigo Suíço, que nos orientou sobre alguns pontos turísticos das regiões.
Como os hotéis eram localizados perto da estação de trem, não precisamos nem pegar taxi, fomos a pé mesmo.
Como nossa estada na Itália foi muito corrida e cansativa, podemos descansar um pouco, acordar mais tarde e curtir os lugares, com mais calma, dava tempo até para nos sentarmos numa cafeteria e jogar conversa fora tomando chocolate quente, humm, que delícia!
 

Ao meu ponto de vista os Prós:

  1. Administração do tempo acordo com o desejado. 
  2. Liberdade para visitar os lugares com calma.
  3. Sem horários determinados para os passeios
  4. Liberdade para a escolha do hotel
  5. Adequação da viagem ao seu orçamento, podendo optar por Hostels ou estadias mais em conta.
  6. Economia em alguns passeios, já que não é necessário pagar pelo guia.

Ao meu ponto de vista os Contras:

  1.  Senti muita falta de um guia, a língua alemã é muito diferente da nossa, então ficamos um tanto deslocados.
  2. Sentimos falta de orientação sobre onde visitar, como comprar os bilhetes para os passeios.
  3. Falta de orientação sobre os horários de funcionamento do comércio de cada cidade por onde passamos.
  4. Falta de um guia para explicar a História dos lugares.
  5. Por não conhecermos bem as cidades, acabamos deixando de conhecer muitas coisas.
  6. Ficamos 3 dias em cada cidade e achamos que foi muito tempo, 2 dias em Lucerna e 2 em Berna seria o suficiente, talvez se tivéssemos fechado com uma agência teríamos um roteiro mais completo.
  7. O traslado até o aeroporto para a volta deve ser feito por taxi ou ônibus, no nosso caso fomos de ônibus, mas tivemos que arrastar as malas por mais de 1 Km.
  8. Ficamos perdidos quanto aos restaurantes.
O que deve definir a contratação de agência ou não, depende muito do perfil do viajante, se você tem pique para aproveitar ao máximo a viagem, num ritmo frenético, mas com a comodidade de não se preocupar com roteiros, não pegar filas e ter todos os passeios com guia em Português, você deve contratar uma agência.
 
Já se você é aventureiro, não se importa de pedir informações, gosta de ter a liberdade para planejar suas viagens, prefere administrar o tempo na viagem e os seus gastos com hospedagem, podendo escolher entre hotéia mais caros ou mais baratos, então você com certeza vai preferir viajar por conta própria, eu só aconselho que mesmo que viaje por conta, busque a ajuda de um guia local que fale sua língua. Isso foi o que mais senti  falta na Suíça
 
ficamos uma semana em cada país e com certeza conhecemos muito mais lugares viajando com a agência, mas podemos aproveitar preguiçosamente a Suíça, então valeu as duas formas.
 
Se eu fizer uma viagem de uma semana a um país farei certamente com uma agência, se a viagem for de 2 semanas ou mais para países diferentes, farei das duas formas novamente.
 
Espero que as dicas lhe ajude a programar sua próxima viajem

Nenhum comentário:

Postar um comentário