quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Viajar com agência de turismo

Hoje vou abordar um tema polêmico para os viajantes de plantão, alguns blogs que li e também  alguns amigos afirmam que a melhor forma de viajar é por conta própria por ter a liberdade de se adequar o tempo da viagem aos recursos financeiros disponíveis.
 
Em contra partida alguns, defendem a idéia de viajar com uma agência de viagem devido a comodidade, mesmo que para isso as vezes se tenha um gasto maior, já que é a agência que monta os roteiros, e escolhe os hotéis.
 
Em Dezembro/Janeiro, tive as duas experiências e vou colocar aqui  em dois posts, ao meu ponto de vista as vantagens e desvantagens de uma e de outra.
 
Para a Itália fechamos um pacote com a CVC, já haviamos feito outras viagens com essa agência e sempre gostamos  muito, não fechamos o aéreo com eles, pois conseguimos um bom desconto direto com a Lufthansa.
No Aeroporto de Roma uma simpática guia nos esperava e nos conduziu ao hotel, claro que o serviço não é exclusivo, formou-se um grupo e com esse grupo fizemos todos os passeios, o que as vezes pode ser um martírio, porque sempre tem um que atrasa para sair do hotel ou para voltar do passeio, graças a Deus ficamos com um grupo ótimo, com pessoas muito animadas, simpáticas e muito pontuais.
Todos os passeios eram guiados por alguém que falava português, o que facilitou muito na compreensão da história de cada lugar visitado, somente o passeio ao Jardins do Vaticano não fechamos com a agência e fomos por conta, o problema é que a guia falava em Inglês, e eu que sou lerdinha pra entender, acabei perdendo muita coisa.
Há também a facilidade de o guia comprar todos os ingressos para os passeios, assim você evita de ficar nas filas quilométricas que as vezes demoram metade do dia.
Os passeios tem horário de saída e de chegada, o que acaba limitando um pouco, caso você tenha gostado do lugar e queira ficar mais um pouco, terá que se virar para voltar ao hotel, os roteiros são bem corridos, para que o turista conheça a maior quantidade de pontos turístico possível, otimizando assim o tempo, o que torna a viagem bem cansativa.

Ao meu ponto de vista  os prós são:

  1. Translado do aeroporto ao hotel
  2. A agência escolhe o hotel te oferecendo (na maioria das vezes) maior segurança.
  3. Por fechar pacotes com os hotéis as agências conseguem descontos maiores.
  4. Visitas acompanhadas com guias em português.
  5. facilidade de acesso aos pontos, evitando filas.
  6. Dicas de onde comer, que lugares visitar, onde usar o toilete, como evitar golpistas e assaltantes.
  7. Não precisar dirigir.
  8. Fazer novas amizades.
  9. Não ter que se preocupar com o roteiro

Ao meu ponto de vista os contras são:

  1. Viajar em grupo, nesse caso tivemos sorte, as pessoas eram legais, mas pode acontecer de não serem.
  2. Horários para sair para os passeios muito cedo
  3. Roteiro corrido, tornando a viagem bem cansativa.
  4. Seguir o grupo e não ter muita autonomia de onde ir.
  5. Horário para voltar dos passeios, se você gostou muito do lugar e quiser ficar mais, terá que se virar para voltar ao hotel. 
Logo mais conto pra vocês a minha experiência viajando  por conta para a Suíça.







6 comentários:

  1. Uma boa alternativa é praticar um meio termo, que seria viajar por conta própria e uma vez nas cidades, contratar passeios para destinos específicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima solução, Robson, fizemos isso em nossa viagem ao Chile, o aéreo foi por nossa conta e fechamos com uma agência apenas o hotel.
      Quando chegamos lá a própria agência nos ofereceu um guia local e contratamos os serviços lá mesmo.

      Excluir
  2. Gosto muito de viajar com uma agência de viagens, a minha primeira viagem a Europa foi com um pacote e facilitou muito os deslocamentos, transfer, reserva de hoteis, etc. Seguramente não conseguiria fazer todo o circuito independentemente. No final com a contratação da agência o tempo e os custos foram otimizados. Outro detalhe foi o Guia, era uma pessoa muito informada e durante toda a viagem nos forneceu dicas importantíssimas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, Adelaide, nada melhor que a orientação de um guia, com certeza a comodidade e segurança é maior, não que a viagem com a agência elimine todos os problemas, mas com certeza é mais seguro, principalmete se feito com uma agência séria.
    Acho que para uma segunda visita ao lugar vale ir por conta, já que você já conhece a história e pode fazer os passeios com mais calma.

    ResponderExcluir
  4. Super bacana as dicas, preciso me decidir quanto a viagem que estou programando pra Paris! A princípio achei vantajoso com o site Expedia!!! O que vc indica Si?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu, você pensa em fechar tudo com eles, inclusive os passeios?
    Eu particularmente nunca viajei com essa agência, mas eu recomendo que quando se vá a um destino cheio de história como a Europa, é essencial o acompanhamento de um guia, pois caso constrário, você somente passa pelos lugares, admira a beleza, mas pode não absorver toda a experiência que o local pode oferecer.
    Claro que não precisa fechar todos os passeios, você também tem a liberdade para ficar algum dia livre, para ir onde quiser.
    Beijos

    ResponderExcluir