terça-feira, 19 de março de 2013

Santiago de Chile


 

Santiago é uma cidade encantadora, moderna e agitada como qualquer grande metrópole, com muitas pessoas andando de um lado para outro numa incrível movimentação, o transporte público é muito bom, andamos de metrô numa boa, os trens são novos e não passamos aperto em nenhuma vez, nem mesmo quando o tomamos em horário de pico.
Tivemos o privilégio de encontrar o Leonardo, um guia credenciado da CVC que é chileno, mas que morou aqui no Brasil por 12 anos, uma pessoa muito simpática e muito bem humorada, que nos deu muitas dicas de restaurantes, e passeios por Santiago.
Ficamos hospedados no Hotel Blue Tree Fundador,  eu particularmente gostei do Hotel, era bem localizado, próximo a estação de metrô, e de fácil acesso à pé ao Palácio de La Moneda e ao Cerro Santa Lucia.

Onde comemos:


Nos indicaram muitos restaurantes, a culinária chilena é maravilhosa, se você gosta de frutos do mar como eu, vai passar muito bem com certeza.
  • Azul profundo


Restaurante com decoração bem peculiar, lembrando praia, e como o próprio nome sugere, a especialidade da casa são frutos do mar, ainda me lembro, cheia de vontades, do sabor da caldeirada que comemos, estava DIVINA.

  • Como água para Chocolates

  • Restaurante afrodisíaco

Ambiente térreo Como água para chocolate

Mesa especial, no formato de cama.


O Ambiente é romântico, rústico e aconchegante, vá sem pressa, pois o serviço é bem demorado, não que seja ruim, pelo contrário, a idéia é que se possa comer sem pressa curtindo a ambiente e a compania, os pratos são afrodisíacos e o restaurante teve esse nome baseado no livro mexicano como água para chocolate.
Como reservamos o restaurante para o último dia em Santiago, já não queríamos mais frutos do mar, então decidimos por um prato com um mix de carnes, frangos, linguiça, era enorme, não estava tão bom assim, deixamos muita comida no prato, mas recomendo pelo atendimento, pela sobremesa e também pelos pratos, só aconselho a não pedirem carne, pois esse não é o forte da casa.

O restaurante giratório também é muito badalado e necessita de reserva prévia, não conseguimos ir até lá, mas é um dos mais indicados
Não se esqueça de fazer sua reserva, já que este é um dos mais badalados restaurantes de Santiago.
Claro que jantamos em outros lugares em Santiago, mas esses foram os que me deixaram o nome na memória,  como ainda nem pensava em escrever sobre o blog não tirei fotos, nem me atentei aos nomes, mas indico o Pátio Bela vista, certamente encontrará bons restaurantes para sua escolha.
  • Mercado Municipal

 Um dos pratos mais famosos do Chile é a centolla, um caranguejo gigante e muito carnudo, como nós adoramos tudo o que vem do mar, fomos com uma expectativa muito grande ao mercado municipal para provar a iguaria, já que os guias faziam indicação de um restaurante do mercado, como sendo o melhor lugar para se comer a centolla.
Ahhh, que decepção, o restaurante tinha uma aparência suja, estava superlotado e o preparo da centolla também deixou a desejar, eles apenas a cozinham em água com sal, e ela é trazida à mesa inteira, o que é legal é ver o garçom destrinchar o caranguejão ali mesmo na sua mesa, mas definitivamente não vale o preço, que por sinal é muito salgado, essa foi a pior e mais cara refeição que fizemos.
Lendo em outros blogs, vi indicações de lugares para se comer a centolla, onde ela é preparada de forma mais elaborada, acredito que deva ser uma delícia, porque comer qualquer coisa cozida somente em água e sal, não me agrada muito mesmo.
centolla Mercado Municipal

Garçons destrinchando a centolla

Curtindo a cidade.

Passear pelo centro histórico de Santiago é o máximo, existem muitas lojas de ruas, e muitos, mas muitos cafés, alguns deles famosos pela ousadia das garçonetes, como é o caso do café com pernas, onde as moças que servem, usam mini saias, fomos em busca de um famoso café chamado café macumba, e quando chegamos lá, nos deparamos com uma casa de prostituição, é claro que nem chegamos a entrar, rimos muito com a cena, não era bem esse tipo de café que procurávamos.

A igreja matriz é linda e fica numa praça muito movimentada ao final do dia e aos finais de semana, é passagem obrigatória dos turistas que visitam a cidade.

Cerro Santa Lucia

Separe um horário para visitar os Cerros, bem próximo ao centro está o Cerro Santa Lucia, um mirante para a cidade e para os Andes, vá com um calçado muito confortável, pois a ladeira é grande, 70  de subida  que é feita a pé, por uma escada, então nada de preguiça, o exercício vale a pena quando se está lá em cima. O lugar é calmo, arborizado e perfeito para os pares apaixonados.
Cerro Santa lucia

Cerro Santa Lucia

Mirante Santa lucia

Santiago vista do alto

Cerro Santa lucia

O cerro visto de cima

Escadaria



Cerro San Cristobal

É um dos maiores cerros da cidade, e possui ótima infra-estrutura, passamos uma tarde muito agradável por lá, para subir tomamos num funicular, mas andei lendo por ai que a subida pode ser feita á pé ou mesmo de bicicleta,  aliás a subida com o funicular é feita até uma parte do trajeto, a outra deve ser feita a pé mesmo.
Senti uma paz muito grande, o dia estava lindo e podíamos contemplar toda a metrópole e também os Andes, tudo estava muito florido, lá no topo está a igreja o Santuário de la Imaculada Concepcion, que lugar de paz, incrível como as pessoas respeitam o sagrado, alguns falavam baixo, mas a maioria fazia silêncio e o clima era de oração, no ambiente uma suave música tocava, deixando a experiência ainda melhor.
Mapa do Cerro San Cristobal
Como fomos num final de tarde, não tivemos tempo de usufruir de tudo, mas lá há também um parque e  um zoológico, como Santiago está na minha lista de lugares que eu quero voltar, da próxima vez quero passar um dia inteiro nesse cerro.
funicular que dá acesso ao topo

Vista de cima do cerro

Santiago vista de cima

Vista das cordilheiras

Imagem de Nossa Senhora da Conceição

altitude do cerro

Cerro San Cristobal








Pátio Bellavista

Como descrevi logo acima, o Pátio Bellavista é um dos points noturnos de Santiago, com uma grande concentração de restaurantes e lojas de artesanatos, também nas proximidades do pátio estão outros restaurantes de renomes de Santiago.
Pátio Bellavista

 



Troca de Guarda

Que privilégio poder acompanhar a troca de guarda do Palácio de La Moneda, é muito legal ver o patriotismo, muitas pessoas param para acompanhar o "espetáculo", eu adorei.
Palácio de La Moneda
Guarda nas ruas



Ritual de troca de guarda





Troca de guarda



Santiago me deixou uma grande saudade e u pretendo voltar, com certeza, mesmo que seja para dar aquela escapadinha básica num feriado prolongado, a culinária, os vinhos, as empanadas chilenas, o povo chileno, tudo é maravilhoso, eu sinto um certo preconceito quando digo que visitei o Chile, é que infelizmente as pessoas julgam antes de conhecer, espero que isso mude, acho que devemos ir a qualquer lugar e tirar nós mesmos as nossas lições  e conclusões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário